» Home » Actividade Assistencial » Serviço Social

 
Serviço Social

Apresentação

O serviço social, no âmbito da saúde, é definido como uma disciplina profissional com métodos e técnicas específicas que tem como principal objetivo ajudar a minorar os problemas sociais que possam dificultar o tratamento, cura e reabilitação dos doentes, assim como a sua reintegração após alta hospitalar.

No CDC pretendemos desenvolver uma intervenção que tenha em conta os indivíduos numa perspetiva biopsicossocial. Procuramos promover as potencialidades das famílias e dos doentes, reconhecendo as suas necessidades e vulnerabilidades, com vista a desenvolver um projeto de reabilitação integrado e realista, que capacite as pessoas para a produção da sua própria mudança.

Âmbito de Intervenção

O serviço social íntegra a equipa multidisciplinar do Centro de Desenvolvimento, contando com uma assistente social a tempo inteiro, que participa na procura de soluções com carácter multidimensional que respondam às diferentes dimensões dos problemas, através da concertação de estratégias, quer a nível da elaboração do diagnóstico, quer a nível da definição do projeto de intervenção.

Níveis de Intervenção

Numa primeira fase procuramos perceber o problema e as suas ramificações, identificando as causas próximas que o desencadearam. Para tal, procedemos à recolha de dados sobre aspetos da vida da família (situação social, profissional, económica, habitacional, entre outras), no sentido de se realizar uma primeira análise e interpretação da situação, a qual designamos de Diagnóstico Social.
O Acompanhamento Social é outra componente importante da intervenção social que permite o aprofundamento diagnóstico da situação sociofamiliar.
Por fim, o serviço social procura também promover a mobilização de recursos, através da identificação da rede social de apoio e articulação qualificada com as redes formais e informais de resposta às problemáticas identificadas.

A intervenção desenvolve-se através de:

  • Entrevistas de acolhimento e seguimento às famílias;
  • Ações junto de pessoas significativas - familiares, vizinhos ou grupos de pessoas da comunidade;
  • Articulação com a comunidade - com as instituições que desenvolvem a sua intervenção diretamente na comunidade;
  • Orientação/ Encaminhamento para estruturas da comunidade formais e informais;
  • Esclarecimento sobre direitos;

Outras Actividades:

Atualmente o Serviço Social do CDC, para além do trabalho direto com os doentes e suas famílias, integra grupos de trabalho, tais como:

  • Núcleo de Spina Bífida:
  • Grupo Concelhio para a Deficiência de Almada

Contactos:

Secretariado do CDC – telefone: 212736661/2 E-mail: [email protected]

Assistente Social Inês Contradanças
E-mail: [email protected]

 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo - factos e controvérsias
 

No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.

 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.