» Home » Actividade Assistencial » Serviço Social

 
Serviço Social

Apresentação

O serviço social, no âmbito da saúde, é definido como uma disciplina profissional com métodos e técnicas específicas, que tem como principal objectivo ajudar a minorar os problemas sociais que possam dificultar o tratamento, cura e reabilitação dos doentes, assim como a sua reintegração após alta hospitalar.

No CDC pretendemos desenvolver uma intervenção que tenha em conta os indivíduos numa perspectiva biopsicosocial. Procuramos promover as potencialidades das famílias e doentes, reconhecendo as suas necessidades e vulnerabilidades, com vista a desenvolver um projecto de reabilitação integrado e realista, que capacite os actores para a produção da sua própria mudança.

Âmbito de Intervenção

O serviço social integra a equipa multidisciplinar do Centro de Desenvolvimento, contando com uma assistente social a tempo inteiro, que participa na procura de soluções com carácter multidimensional - que respondam às diferentes dimensões dos problemas, através da concertação de estratégias, quer a nível da elaboração do diagnóstico, quer da definição do projecto de intervenção.

Níveis de Intervenção

Numa primeira fase, procuramos perceber o problema e as suas ramificações, identificando as causas próximas que o desencadearam.  No primeiro momento, a intervenção consiste numa recolha de dados sobre aspectos da vida da família (situação social, profissional, económica, habitacional, entre outras) a fim de realizar uma primeira análise e interpretação da situação - Diagnóstico Social.
O Acompanhamento Social é outra componente importante da intervenção social que permite o aprofundamento diagnóstico da situação sócio-familiar.
A intervenção desenvolve-se através de:
- Entrevistas de acolhimento e seguimento às famílias;
- Acções junto de pessoas significativas – familiares, vizinhos ou grupos da comunidade;
- Articulação com a comunidade – com as instituições que desenvolvem a sua intervenção directamente na comunidade; 
- Orientação / Encaminhamento para estruturas da comunidade formais e informais;
- Esclarecimento sobre direitos;
O Serviço Social procura promover também a mobilização de recursos através da identificação da rede social de apoio e articulação qualificada com redes formais e informais de resposta às problemáticas identificadas.

Outras Actividades:
Actualmente, o Serviço Social do CDC, para além do trabalho directo com os doentes e famílias, integra vários grupos de trabalho, tais como:
a) Núcleo de Spina Bífida do HGO;
b) Grupo Concelhio para a Deficiência de Almada;
c) Grupo de Dinamização “Famílias em Rede” e Grupo de Dinamização “Solidariedade”;
d) Grupo de Supervisão em Serviço Social na Associação de Profissionais de Serviço Social.

Ao longo de 2007 promovemos ainda diversos contactos com entidades externas com vista a promoção de acções de formação para os técnicos de serviço social do HGO.


Contactos:

Telefone: 21 273 66 61/2
Ext: 6647
Fax: 21 273 66 37
E-mail: servicosocial@hgo.min-saude.pt


 

 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo -factos e controvérsias
  No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.
 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.