» Home » Projectos em Parceria » INSIDE

 
INSIDE

Neste projecto exploram-se as interações simbióticas entre humanos e robôts em actividades de cooperação. Pretende-se desenvolver novas soluções de hardware e software que irá apoiar uma interação, no mundo real, com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), numa tarefa cooperative, com fins terapêuticos.

O projecto INSIDE tem como objetivos-chave de pesquisa:

  • Explorar os desafios científicos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de interações simbióticas entre humanos e robôts no contexto de um jogo que envolve crianças com PEA
  • Explorar os desafios científicos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de formas robustas de interação natural (incluindo interações faladas) e contextual com informações sobre o ambiente (recolhidos por uma rede de sensores) para melhorar a comunicação entre robôt e humanos, durante as tarefas de colaboração conjunta, envolvendo atividades em ambiente físico. Em termos gerais, no projecto INSIDE exploram-se os benefícios que a interação com uma rede heterogênea de dispositivos inteligentes pode trazer para o tratamento de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).


A Equipa

O projeto INSIDE envolve a colaboração conjunta de três instituições portuguesas de investigação (INESC-ID, ISR / IST e FCT / UNL), uma universidade dos EUA (Carnegie Mellon University), um hospital Português (HGO – Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva) e três empresas portuguesas (IdMind, Plux e VoiceInteraction).

 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo -factos e controvérsias
  No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.
 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.