» Home » Reuniões

 
Encontro de Pais - Vamos Brincar

Tendo como objectivo principal apresentar o novo Centro de Desenvolvimento às crianças e famílias que o irão frequentar, aproveitou-se também a oportunidade para se falar de um tema muito importante, mas infelizmente muitas vezes negligenciado - o Brincar.
Desde há muito que o brincar é reconhecido como um componente essencial da existência humana, uma parte vital do crescimento e desenvolvimento, um processo que facilita a aprendizagem e um comportamento universal. Brincar é essencial para o bem-estar da criança. As crianças brincam para desenvolverem as suas capacidades, praticar a interacção social e também aliviar ansiedades. Briancar contribui para todos os aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento, que inclui o emocional, social, cognitivo e físico.

A reunião decorreu de forma muito animada e interactiva com a participação dos técnicos das diferentes áreas e as famílias, discutindo-se os diversos aspectos do Brincar, em geral e, particularizando depois alguns aspectos das crianças com deficiência, mas nunca esquecendo que antes do mais elas são crianças e portanto necessitam de brincar como as outras, sublinhando-se contudo a importância da estimulação extra e do enriquecimento do ambiente para estas crianças. 

Paralelamente noutras salas as crianças, com o apoio de voluntários e a intervenção do Grupo da Música nos Hospitais divertiam-se, pondo em prática as diferentes brincadeiras.

Foi ainda lançado o projecto que se designou por “Famílias em rede” que integra os profissionais do CDC e as famílias interessadas e cuja finalidade, será estimular a participação das famílias e crianças que frequentam o Centro a se encontrarem e partilharem informações técnicas e não técnicas sobre as diversas situações médicas, educacionais e sociais  que enfrentam, partilha de ideias e brinquedos. Por outro lado, a troca de experiências através da organização de reuniões regulares sobre diversos temas são também acções a desenvolver.

 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo - factos e controvérsias
 

No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.

 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.