Neste projecto exploram-se as interações simbióticas entre humanos e robôts em actividades de cooperação. Pretende-se desenvolver novas soluções de hardware e software que irá apoiar uma interação, no mundo real, com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), numa tarefa cooperative, com fins terapêuticos.
O projecto INSIDE tem como objetivos-chave de pesquisa:
-
Explorar os desafios científicos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de interações simbióticas entre humanos e robôts no contexto de um jogo que envolve crianças com PEA
-
Explorar os desafios científicos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de formas robustas de interação natural (incluindo interações faladas) e contextual com informações sobre o ambiente (recolhidos por uma rede de sensores) para melhorar a comunicação entre robôt e humanos, durante as tarefas de colaboração conjunta, envolvendo atividades em ambiente físico. Em termos gerais, no projecto INSIDE exploram-se os benefícios que a interação com uma rede heterogênea de dispositivos inteligentes pode trazer para o tratamento de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
A Equipa
O projeto INSIDE envolve a colaboração conjunta de três instituições portuguesas de investigação (INESC-ID, ISR / IST e FCT / UNL), uma universidade dos EUA (Carnegie Mellon University), um hospital Português (HGO – Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva) e três empresas portuguesas (IdMind, Plux e VoiceInteraction).
|