As diferentes patologias do foro neurológico e do desenvolvimento frequentemente têm grande impacto na vida dos doentes e suas famílias, pelo há necessidade de uma acompanhamento especializado destas situações, não só para abordagem dos diferentes aspectos biomédicos em si, mas também dos aspectos psicológicos e sociais.
Por outro lado, é fundamental que os cuidados de reabilitação sejam diferenciados para as crianças porque elas têm características próprias, inerentes ao seu desenvolvimento contínuo e multifacetado, que deverão ser equacionadas no seu processo de habilitação/reabilitação.
Uma abordagem mais correcta deverá assim ser centrada na criança e na família, e nas especificidades que determinadas patologias condicionam. Nestas consultas pluridisciplinares depois de uma avaliação abrangente pelos diferentes técnicos implicados, a equipa estabelece um plano de actuação de intervenção e reabilitação, que contempla as diferentes vertentes do desenvolvimento global da criança – motor, sensitivo, sensorial, socioafectivo e familiar, e desencadeia as estratégias adequadas para promover a execução do mesmo.
A concertação entre todos os técnicos intervenientes permite uniformizar as actuações e assim rentabilizar o tempo e aumentar a eficácia. Contribui indubitavelmente para a melhoria da qualidade de vida destas crianças e famílias, evitando a sua deslocação por múltiplas vezes ao centro.
|