» Home » Testemunhos

 
Crescer com um irmão “Diferente”…

Hoje em dia existem imensas coisas que não consigo explicar por palavras. Uma delas é o sentimento de revolta para com o mundo quando foi diagnosticado ao meu irmão de apenas 3 anos, um défice cognitivo, ou seja, um atraso no desenvolvimento que provocou perturbações na linguagem, para agravar ainda mais o problema foi ainda descoberto que tinha hiperactividade.
Foi um choque , como tudo na vida pensava que só acontecia aos outros. Desde os meus 6 anos que ansiava ter um irmão, um amigo, uma companhia. Porém a vida foi muito mais generosa…deu-me um irmão especial!
A nossa diferença é física e também psicológica, uma vez que temos uma diferença de 8 anos. No entanto temos defeitos e virtudes, eu sou amiga mas orgulhosa, já o João é do mais carinhoso que pode haver mas muito refilão. Porem não olham para mim da mesma maneira que olham para ele. Com diferença. Infelizmente é assim, já nem me refiro às crianças com deficiências, nós adolescentes não aprendemos a lidar com a diferença. Se a miúda ou miúdo que frequenta a escola, passa nos corredores e não corresponde ao ideal criado hoje em dia, é olhado desta maneira. Contudo e com as suas limitações o João, agora com 8 anos já consegue falar e controlar um pouco mais a sua ansiedade. Andou sempre em escolas normais e os amigos ajudam-no imenso. Tem uma terapeuta da fala e uma professora de ensino especial.
Quanto aos meus amigos, têm-me feito ver que tenho muito mais que os outros. Tenho um irmão que é anormalmente simpático, anormalmente comilão, mas sobretudo anormalmente feliz. Poucas são as pessoas que têm essa sorte.
Sinceramente já fui mas receosa relativamente ao seu futuro. O João tem feito enormes progressos e sei que um dia vai conseguir ter o seu lugar na sociedade, vai demorar mais tempo mas vai conseguir!
Ao escrever a minha história tento passar a mensagem principalmente às pessoas que têm irmãos com necessidades especiais, mas também aqueles que não têm. Acho que se todos nós deixarmos de deitar aquele olhar de pena e às vezes cruel a pensar que “ah, são deficientes não percebem”, enganam-se, são mais sensíveis e mais perceptíveis às situações.
No fundo é uma lição de vida, porque não o tratamos de forma diferente, tratamo-lo apenas com mais amor, carinho e atenção. Isso faz-nos aprender a ser tolerantes, amigos e capazes de impor respeito perante as situações. Assim damos-lhe força e transmitimos-lhe segurança, pois crescemos ao seu lado não de um modo diferente mas especial.
 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo - factos e controvérsias
 

No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.

 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.