Avalia o desenvolvimento motor (coordenação global, coordenação bilateral, motricidade fina), processamento sensorial e comportamental da criança. Intervém, através de técnicas específicas, promovendo o desenvolvimento de competências sensorio-motoras e cognitivas necessárias para o desempenho das actividades da vida diária. Colabora com os pais e outros técnicos que rodeiam a criança de modo a • Identificar e avaliar correctamente as dificuldades/incapacidades da criança • Planear e implementar estratégias de intervenção adequadas ao nível de desenvolvimento, capacidade motora e idade da criança bem como na escolha dos brinquedos adequados. • Reduzir ao mínimo as barreiras que limitam a capacidade da criança de participar na vida da família • Identificar a necessidade de ajudas técnicas e/ou dispositivos de compensação assim como o treino e ensino a família da utilização dos mesmos.
Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”
No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.
Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.