Tendo como objectivo principal apresentar o novo Centro de Desenvolvimento às crianças e famílias que o irão frequentar, aproveitou-se também a oportunidade para se falar de um tema muito importante, mas infelizmente muitas vezes negligenciado - o Brincar. Desde há muito que o brincar é reconhecido como um componente essencial da existência humana, uma parte vital do crescimento e desenvolvimento, um processo que facilita a aprendizagem e um comportamento universal. Brincar é essencial para o bem-estar da criança. As crianças brincam para desenvolverem as suas capacidades, praticar a interacção social e também aliviar ansiedades. Briancar contribui para todos os aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento, que inclui o emocional, social, cognitivo e físico.
A reunião decorreu de forma muito animada e interactiva com a participação dos técnicos das diferentes áreas e as famílias, discutindo-se os diversos aspectos do Brincar, em geral e, particularizando depois alguns aspectos das crianças com deficiência, mas nunca esquecendo que antes do mais elas são crianças e portanto necessitam de brincar como as outras, sublinhando-se contudo a importância da estimulação extra e do enriquecimento do ambiente para estas crianças.
Paralelamente noutras salas as crianças, com o apoio de voluntários e a intervenção do Grupo da Música nos Hospitais divertiam-se, pondo em prática as diferentes brincadeiras.
Foi ainda lançado o projecto que se designou por “Famílias em rede” que integra os profissionais do CDC e as famílias interessadas e cuja finalidade, será estimular a participação das famílias e crianças que frequentam o Centro a se encontrarem e partilharem informações técnicas e não técnicas sobre as diversas situações médicas, educacionais e sociais que enfrentam, partilha de ideias e brinquedos. Por outro lado, a troca de experiências através da organização de reuniões regulares sobre diversos temas são também acções a desenvolver.
|